Pular para o conteúdo principal

Eletroímã

O eletroímã é um dispositivo composto por um solenóide, basicamente um fio enrolado de forma cilíndrica e em seu interior existe um núcleo de ferro.

Assim que há passagem de corrente elétrica pela bobina, ocorre um forte campo magnético no interior.

Existem muitas aplicações para os eletroímãs. Geralmente são usados em freios e embreagens eletromagnéticos. É muito usado também no levantamento de materiais metálicos, como o ferro e outros.


Capacite-se para o mercado de trabalho, para isso visite o link abaixo.

Curso de Eletrônica Completo

Postagens mais visitadas deste blog

Componentes de uma Usina Hidrelétrica

Barreira: as usinas hidrelétricas utilizam uma barreira para represar a água, formando um grande reservatório. Canal: assim que a porta de controle é aberta, a gravidade puxa a água para o duto em direção à turbina. Turbina: então, a água chega na turbina, fazendo girar suas lâminas. Geradores: dentro dos geradores existem ímãs gigantes que ao se movimentarem produzem corrente alternada. Transformador: a corrente alternada produzida pelos geradores é usada para através do transformador ocorrer um aumento de tensão na saída. Linhas de energia: três fases de energia e mais um fio neutro ou terra saem de cada usina de energia.

Tabela de Código de Cores dos Resistores

Abaixo, temos a tabela de código de cores dos resistores. No corpo do resistor temos basicamente 4 ou 5 cores. Quando o resistor tem 4 cores, esse resistor tem 5 % de tolerância do valor nominal. Se o resistor tiver 5 cores, sua tolerância é de 1%. Nos resistores com 4 cores, as duas primeiras cores são referentes à unidade, a terceira cor é referente ao fator multiplicativo, ou seja, quantidade de zeros e a quarta e última cor designa a tolerância do valor nominal do resistor. Nos resistores com 5 cores, as três primeiras cores são referentes à unidade, a quarta cor é referente ao fator multiplicativo, ou seja, quantidade de zeros e a quinta cor designa a tolerância do valor nominal do resistor. Capacite-se para o mercado de trabalho, para isso visite o link abaixo. Curso de Eletrônica Completo

Tipos de Transformadores

Tranformador de alimentação: geralmente usado em fontes, abaixando a tensão da rede para um valor adequado aos circuitos eletrônicos. Tranformador de áudio: usado em aparelhos de som a válvula e a transistor. Tem resposta de frequência na faixa de 20 a 20 Khz. Tranformador de distribuição: é o que vemos muitas vezes nos postes e entradas de energia em indústrias de grande porte. São de alta potência e grande eficiência. Transformador de potencial: encontrado nas cabines de entrada de energia, onde é fornecidade a tensão de 220 V. Transformador de corrente: usado para medições de corrente em cabines e painéis de controle de máquinas e motores. Tranformador de RF: usado em circuitos de radiofrequência, acima de 30 KHz. Tranformador de pulso: usado para acoplamento, isolando determinados circuitos. Capacite-se para o mercado de trabalho, para isso visite o link abaixo. Curso de Eletrônica Completo