Pular para o conteúdo principal

Lei de Coulomb Parte 1

Charles Augustin de Coulomb (* 1736, Angoulême, França; + 1806, Paris, França) trabalhou como engenheiro militar no exército francês, onde realizou pesquisas em matemática e mecânica aplicada, especializando-se no uso de balanças de torção para a medida de forças muito pequenas.


Uma balança de torção consiste essencialmente de uma fibra cuja torção depende linearmente do torque (Lei de Hooke). O torque provocado pela força a ser medida ocasiona uma torção na fibra que pode ser verificada oticamente, adaptando-se um espelho à fibra. Este mecanismo já foi utilizado por Cavendish na verificação da Lei de atração gravitacional de Newton.

Entre 1785 e 1791 Coulomb pesquisou a interação entre cargas elétricas, usando balanças de torção para medir a intensidade da mesma. Sua descoberta mais importante é a dependência da força de interação entre cargas elétricas com o inverso do quadrado da distância que as separa, formalmente idêntica à lei de atração gravitacional descoberta por Isaac Newton.



Capacite-se para o mercado de trabalho, para isso visite o link abaixo.

Curso de Eletrônica Completo

Postagens mais visitadas deste blog

Componentes de uma Usina Hidrelétrica

Barreira: as usinas hidrelétricas utilizam uma barreira para represar a água, formando um grande reservatório. Canal: assim que a porta de controle é aberta, a gravidade puxa a água para o duto em direção à turbina. Turbina: então, a água chega na turbina, fazendo girar suas lâminas. Geradores: dentro dos geradores existem ímãs gigantes que ao se movimentarem produzem corrente alternada. Transformador: a corrente alternada produzida pelos geradores é usada para através do transformador ocorrer um aumento de tensão na saída. Linhas de energia: três fases de energia e mais um fio neutro ou terra saem de cada usina de energia.

Tabela de Código de Cores dos Resistores

Abaixo, temos a tabela de código de cores dos resistores. No corpo do resistor temos basicamente 4 ou 5 cores. Quando o resistor tem 4 cores, esse resistor tem 5 % de tolerância do valor nominal. Se o resistor tiver 5 cores, sua tolerância é de 1%. Nos resistores com 4 cores, as duas primeiras cores são referentes à unidade, a terceira cor é referente ao fator multiplicativo, ou seja, quantidade de zeros e a quarta e última cor designa a tolerância do valor nominal do resistor. Nos resistores com 5 cores, as três primeiras cores são referentes à unidade, a quarta cor é referente ao fator multiplicativo, ou seja, quantidade de zeros e a quinta cor designa a tolerância do valor nominal do resistor. Capacite-se para o mercado de trabalho, para isso visite o link abaixo. Curso de Eletrônica Completo

Resistor

O componente eletrônico resistor tem a função de limitar a passagem de corrente elétrica por um determinado condutor. Existem resistores de filme de carbono (tolerância de 5 a 10% do valor nominal), filme de metal (tolerância de 1  a 2% do valor nominal) e resistores de fio (tolerância menor que 1% do valor nominal). O resistor pode ser fixo ou variável. Os resistores variáveis são chamados de potenciômetro ou trimpot. Uma aplicação simples para o resistor é a limitação de corrente que passa por um led (diodo emissor de luz). Capacite-se para o mercado de trabalho, para isso visite o link abaixo. Curso de Eletrônica Completo